Serviços

Executamos os seguintes serviços, conforme aplicação das normas e legislação determinadas pelos órgãos reguladores do sistema energético – ANEEL, CSPE e CONCESSIONARIAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA, pertinentes à função e as atividades desenvolvidas pela COOTEP:

Distribuição de energia para concessionárias

Elaboramos Projetos Elétricos para

Extensão de redes Primária / Secundária em áreas urbanas e rurais;
Instalações de Transformadores / Chaves Seccionadoras, a Óleo, Fusíveis, etc;
Instalações de Banca de Capacitores / Reguladores de Tensão / Religadores;
Estudos de Proteção de Sobrecorrente e Sobretensão;
Melhorias e balanceamentos de redes em setores de trafos / Análise de cargas especiais;
Remoções de redes / postes / equipamentos especiais / Travessias;
Iluminação Pública, Levantamento cadastral de rede e clientes;
Loteamentos urbanos e rurais.


Industriais/ Comerciais

Cabines Primárias de Transformação / Estaleiros para Transformadores até 225 kva, Quadros de Distribuição de Energia, Padrão de Entrada para medidores de energia, Distribuição e interligação de motores, iluminação e racionalização de consumo de energia, Projetos de Malha de Aterrramento, SPDA- Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas, etc... Além de projetos de telefonia, rede de informática e alarmes de segurança.

Prediais/ Residenciais

Padrão de Entrada para medidores individuais e coletivos, Distribuição interna e externa de energia elétrica, Iluminação geral e personalizada, Racionalização econômica de consumo de energia, Além de projetos de telefonia interna, rede de informática e alarmes de segurança.

Telefonia/ Tv a cabo/ Fibra Ótica

Adequação da rede elétrica de concessionárias de energia elétrica visando a utilização da posteação existente ou a ser implantada para atendimento ao cliente / Dimensionamento de redes novas aéreas e subterrâneas, projetos de ampliação e otimização de redes existentes.

Consultoria em energia elética

Correção de Fator de Potência;
Racionalização de energia elétrica;
Redes Elétricas Subterrâneas para loteamentos, condomínios, etc.

Cursos e Treinamentos

Elaboração de Projetos Elétricos, básico e avançado em Rede de Distribuição de Energia;
Projetos de Aterramento e Proteção de Redes elétricas Aéreas e Subterrâneas;
Projetos Específicos para Indústrias / Loteamentos / Iluminação Pública, etc.

Estrutura Administrativa e Operacional

Todos os serviços são desenvolvidos por uma equipe composta por Engenheiros, Técnicos Projetistas e Auxiliares Técnicos de Projetos Elétricos em conformidade com as mais rígidas normas técnicas e de segurança; estabelecidas por entidades de controle e orientação de elaboração de projetos elétricos, e obedecem ao seguinte fluxo:

Viabilidade de campo, visando o levantamento das condições físicas, técnicas e ambientais, para coleta de informações que orientarão a elaboração do projeto. Realização dos cálculos mecânicos e elétricos, baseados em software de desenvolvimento de projetos elétricos. Aplicação de modelo gráfico com demonstração de simbologia e legendas para geração de arquivo magnético e impressão de cópia em papel.

Os procedimentos administrativos estão suportados por sistema e equipamentos interligados por servidor de gerenciamento de rede com sistema operacional Windows e ou Línux, com acesso à internet via banda larga, interligando todos os escritórios, gerando condições de acessibilidade remota de qualidade e segurança no fluxo de informações, fator preponderante para agilidade e minimização de custos nessa área. Todo o controle de recepção e remessa de Serviços, bem como a comunicação e atendimento ao cliente, é centralizado por Unidade de Negócio, onde as atividades Técnicas / Operacionais e Administrativas, tais como: cadastro, controle de envio/recebimento de processos, distribuição dos serviços por área de atendimento, viabilidade em campo, desenho, orçamentação, atualização nos software`s SAP-R3 / SGD / CAD, impressão gráfica de projetos e relatórios, montagem e medição, depois de supervisionadas são direcionadas á empresa contratante.

A coordenação administrativa e operacional da COOTEP está a cargo de sua Diretoria, composta por Presidente, Tesoureiro e Secretário, responsável pela implementação das políticas e estratégias determinadas pela AGO (Assembléia Geral Ordinária) utilizando-se das normas e orientações do ESTATUTO SOCIAL e REGIMENTO INTERNO, sempre com vistas a atenderem de forma plena e eficiente as condições negociadas e referendadas por contrato de prestação de serviço ao cliente. Além disso, também conta com o apoio de uma assessoria jurídica, contábil e administrativa especializada na área cooperativista. As operações são desenvolvidas em 9 Unidades de Negócios, instaladas estratégica e geograficamente de forma a atender nossos clientes. As U.N.´s possuem autonomia operacional e financeira e definem a melhor maneira de aplicar as mais modernas técnicas de gestão de processos e pessoas, garantindo e dinamizando o fiel cumprimento de prazo e qualidade envolvidos nos contratos. Cada Unidade possui Projetistas e Auxiliares de Projetos, além de funcionários administrativos contratados, em numero suficiente ao atendimento da demanda, podendo promover remanejamento de profissionais entre as U.N.´s conforme a conveniência produtiva.

Logistica

Todo o controle de recepção e remessa de Serviços, bem como a comunicação e atendimento ao cliente, é centralizado por Unidade de Negócio, onde as atividades Técnicas / Operacionais e Administrativas, tais como: cadastro, controle de envio/recebimento de processos, distribuição dos serviços por área de atendimento, viabilidade em campo, desenho, orçamentação, atualização nos software`s SAP-R3 / SGD / CAD, impressão gráfica de projetos e relatórios, montagem e medição, depois de supervisionadas são direcionadas á empresa contratante.

Planejamento Estratégico

Vislumbrando atingir a otimização dos prazos e a excelência na qualidade dos projetos, aliados a plena satisfação do cliente, na viabilização e elaboração dos projetos elétricos solicitados, implantamos em nossas unidades, um plano de ação estratégico para o atendimento efetivo dos serviços, conforme demonstramos a seguir:

Área Administrativa

Recepção e Distribuição dos Serviços: Os serviços recebidos são cadastrados e datados para monitoramento dos prazos previstos em contrato, e depois direcionados a Cesta de Saída para Viabilidade em campo pelos projetistas. O controle de prazos para a entrega dos processos é feito mediante a extração de um Relatório Diário, supervisionado pela área administrativa, que aciona o responsável técnico na iminência de atraso e prioriza a entrega do mesmo. Fila Única de Processos: Consiste na organização dos processos por data de chegada e prazo para a entrega. À medida que os processos vão sendo cadastrados no Controle COOTEP, e distribuídos por data de vencimento na Cesta de Saída, cada projetista, de posse dos processos vincendos, traça seu itinerário para a viabilização imediata dos serviços. Viabilizado o serviço e elaborado o anteprojeto, o processo é direcionado para a Cesta de Projetos, onde o Auxiliar de Projetos elabora o projeto definitivo.

Área Técnica/ Operacional

Supervisão Dupla de Projetos: Após a elaboração do projeto pelo Auxiliar Técnico (desenho, cálculos elétricos e mecânicos, orçamentação, digitação, etc); e antes da montagem final deste, o projeto passa por dupla supervisão, onde o projetista que viabilizou o processo efetua a análise final e repassa á outro projetista para a aplicação do Check-List confirmativo, liberando ou não, o prosseguimento da montagem para a entrega definitiva do processo a contratante.

GMCC – Grupo de Melhoria Contínua COOTEP: Tendo em vista o aprimoramento técnico e o desenvolvimento progressivo na elaboração dos projetos elétricos, visando aperfeiçoar o atendimento, o cumprimento de prazos, a qualidade e padronização dos projetos e a satisfação das partes envolvidas no processo, implantamos um grupo de pesquisa técnica que irá tratar da melhoria contínua na área de projetos. Esse grupo se reunirá mensalmente para discutir as questões técnicas, operacionais, administrativas e financeiras que trarão sustentabilidade e criarão mecanismos eficazes para a melhoria dos processos.

Parceria Sustentável: Entendemos que é necessário o intercambio de informações entre as áreas técnicas (Contratante e Contratada) visando o aprimoramento contínuo dos serviços e para isso sugerimos as seguintes ações: Feedback das avaliações de todos os projetos executados pela contratante;

Elaboração em conjunto de um manual de procedimentos Extra-Norma, para os casos específicos, oriundos de necessidades da Contratante/Cliente; Reuniões mensais para avaliação da Performance e Segurança dos processos.

Segurança na Empresa

O quesito segurança sempre foi tratado como prioridade nas operações da COOTEP, claramente demonstrados no volume de nossas atividades e sem nenhum registro de evento de acidente. O Plano Segurança Operacional da COOTEP é desenvolvido através de:

Reunião diária na sede para distribuição do mapa de execução de levantamento de dados, acompanhado de check list de materiais/equipamentos e procedimentos operacionais que atendam as normas de segurança;
Reunião semanal de revisão de procedimentos e análise e construção de mapa de risco ambiental e operacional das atividades.
Reposição sistemática de EPI’s e EPC’s e materiais, além de testes regulares de equipamentos (luvas e outros);


Considerações Finais

A disponibilização de procedimentos e equipamentos operacionais modernos, capazes de oferecer soluções em projetos com resultados otimizados, atendendo as especificações técnicas mais complexas e exigentes, aliados ao compromisso na construção de uma parceria produtiva permanente confere a COOTEP um diferencial importante entre seus concorrentes. A aplicação dessa estrutura nos proporciona condições favoráveis para a apresentação de produto final adequado e em conformidade com as especificações técnicas mais exigentes do mercado e, principalmente com custos ajustados as expectativas do mercado. (opcional)

Ao decidirmos implementar nossa atuação profissional através do modelo cooperativo, buscávamos um ambiente organizacional capaz de gerar compromissos internos – com nossos sócios e companheiros e também compromissos externos – com nossos parceiros comerciais, viabilizando propostas e ações voltadas ao benefício de todos. Uma vez demonstrados nossa estrutura técnica e capacidade operacional, ficam evidenciados nossos potenciais de produtividade e de qualidade nos resultados colhidos, e acreditamos poder agregar valores nos procedimentos de recuperação de receita de vossa empresa, baseados em nosso compromisso de resultados e determinação na qualidade nos processos de fiscalização.